FESTA PRÉ-GRITO ROCK CANOAS realizada no último dia 26 de fevereiro de 2011. DEMAIS. Muito bom galera. Muito rock pra quem curte som independente com muitas bandas legais. Desta festa sairam 8 bandas pro dia 19/03 tocarem no GRITO ROCK CANOAS 2011 no mesmo local, Bar do Adão em Canoas. O público compareceu, a galera chegou cedo e a festa transcorreu tranquila com as bandas tocando e curtindo as demais bandas pra sentirem o clima.
Das bandas que se apresentaram foram escolhidas as bandas:
Estilo Próprio, Scrimon, Ferrolho, Tio Jack e Harrington 69 de Canoas.
Cataclisma e Balde de Sangue Country Bar de Viamão.
Muralha Raza de Gravataí.
Iremos ainda selecionar ainda esta semana mais 3 bandas, sendo uma do interior do RS ou de outro estado do Brasil ou até mesmo da Argentina.
Queremos fazer o GRITO ROCK CANOAS 2011 muito bala com uma estrutura legal para que as bandas sejam mais valorizadas do que já são pela LGP Produções Musicais. Sabemos todos que tudo depende de grana e estamos correndo pra ver se negociamos aparelhagens legais para esta noite do dia 19/03/2011.
Com a LGP Produções Musicais as bandas da região são valorizadas sim, tendo chance de mostrar seu trabalho e tendo oportunidades que não são dadas em demais cidades da região e de outros estados do Brasil. Hiprocrisia tem aos montes por ai, oportunidades é o que está faltando. Isto é a realidade, queiram ou não queiram. Porque trazer 7, 8 ou 9 atrações de fora e dar chance a apenas 1 ou 2 bandas da região?????? Acham isto justo?????
Fico indignado com o que acontece na cena e com a hipocrisia de muitos. Pra quem não conhece as bandas Harrington 69, Cataclisma, Muralha Raza e Balde de Sangue Country Bar, pare e procure escutar, mataram a pau junto com as já conhecidas Estilo Próprio, Scrimon, Tio Jack e Ferrolho. Fora as classificadas, estão de parabéns as demais, show de bola pois as vezes uma banda classifica por pequenos detalhes que outra não teve, mas nem por isto devam as bandas não classificadas ficarem achando que tocaram pior, pelo contrário, tinha muita banda legal pra pouca vaga. Na verdade o Grito Rock em si tem muita, mas muita banda boa e infelizmente muito poucas irão tocar. Lembro que tem umas poucas bandas que irão tocar em vários Gritos Rock enquanto que milhares de outras não terão chance alguma. Tem que ser revisto isto, ainda mais um evento que quer ser o maior da América Latina. Mas deixamos isto pra eles, nossa meta é fazer ferver a cena Independente do RS. Vamos valorizar o que é nosso. Rock na veia pra vocês galera. Abraços a todos e parabéns a todas as bandas que tocaram na Festa Pré-Grito Rock Canoas. Valeu.
AGRADECIMENTOS:
- Adão e João (Programa Metal Celebration da Rádio Fátima FM 87.9 em Canoas) pelo apoio de fazermos os eventos no Bar do Adão. Vocês estão de parabéns.
- Carlos Kaika e Paulinho Batera pela ajuda consciente na escolha das bandas.
- Rogério da RG Aúdio que sempre apoia a LGP Produções Muicais colocando PA nos eventos.
- Cecília da Blume Design pelas fotos que foram tiradas no dia do evento e que etarão disponíveis no orkut da LGP Produções Musicais.
- Matheus da Banda Overpast pelo apoio nas filmagens do evento.
- Mara Jane Obrebski pelo apoio no evento a noite inteira.
- Clarissa do Diário de Canoas que desde o começo tem feito várias repostagens sobre o Grito Rock Canoas. Valeu pessoal do Diário de Canoas.
- Obrigado a todas as bandas, a todos os familiares e ao público que compareceu, lotando o bar numa noite muito especial onde pudemos ver bandas com um certo tempo de estrada com algumas bandas que ainda não conhecíamos e que acabos curtindo também. Todas as bandas estão de parabéns pois o sucesso do evento se deve a vocês pelo seu esforço e dedicação. Valeu galera.
DEIXEM SEU COMENTÁRIO.
Blog da LGP Produções Musicais onde será colocado assuntos relacionados a cena independente do rock no RS, bandas independentes, experiências do musico e produtor cultural Leandro Guglieri Pereira em seus pouco mais de 21 anos dentro da cena independente de Canoas.
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
Siga a LGP PRODUÇÕES no Twitter
É isto ai galera, a LGP Produções Musicais agora também está no twitter.
Nos adicione lá e nos siga para ter informações diárias sobre as festas que estão para acontecer.
@LGPProducoes
Nos adicione lá e nos siga para ter informações diárias sobre as festas que estão para acontecer.
@LGPProducoes
Festa Pré-Grito Rock Canoas
É isso ai galera, neste sábado acontece a prévia do GRITO ROCK CANOAS 2011 no Bar do Adão em Canoas a partir das 21:00hs. Teremos no palco 20 bandas de rock mostrando todo seu vigor.
Este será o segundo ano em que teremos o Grito Rock em Canoas. No ano passado o evento foi realizado pela BIL com apoio da LGP Produções e foi realizado na Wave Music Hall.
Vamos comparecer e prestigiar o som independente das bandas novas, sem panelinha, sem medalhões, só cena independente, afinal este é o foco do Festival, mas infelizmente não é o que se vê na real em muitos Gritos que acontecem no Brasil todo, infelizmente.
Presença garantida das bandas:
Scrimon, Ferrolho, Cataclisma, Baby Don't Cry, Up_Date, Slip Out, Estilo Próprio, Feizer, Harrington 69, Hakilla, Tic Tac Toe!, Adiante, Tio Jack, Tape One, Muralha Raza e Balde de Sangue Country Bar.
Todos ao bar do Adão (Av Guilherme Schell 1758 ao lado da estação Niterói do trensurb) neste sábado.
Imperdível.
Este será o segundo ano em que teremos o Grito Rock em Canoas. No ano passado o evento foi realizado pela BIL com apoio da LGP Produções e foi realizado na Wave Music Hall.
Vamos comparecer e prestigiar o som independente das bandas novas, sem panelinha, sem medalhões, só cena independente, afinal este é o foco do Festival, mas infelizmente não é o que se vê na real em muitos Gritos que acontecem no Brasil todo, infelizmente.
Presença garantida das bandas:
Scrimon, Ferrolho, Cataclisma, Baby Don't Cry, Up_Date, Slip Out, Estilo Próprio, Feizer, Harrington 69, Hakilla, Tic Tac Toe!, Adiante, Tio Jack, Tape One, Muralha Raza e Balde de Sangue Country Bar.
Todos ao bar do Adão (Av Guilherme Schell 1758 ao lado da estação Niterói do trensurb) neste sábado.
Imperdível.
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Show do dia 20/02/2011 no La Bodeguita em Porto Alegre
Tarde de domingo, dia de churrascada, jogo do Grêmio na TV, mesmo assim a galera compareceu. Domingo pra fazer festa é complicado pois podem ir 100 pessoas ou nenhuma. Demos sorte e tivemos 82 pessoas presentes pra esta 1ª Festa da LGP Produções Musicais no La Bodeguita em Poa. Diga-se de passagem que o bar é muito bom, muito bem estruturado, 3 ambientes (domingos só é utilizado 2 ambientes), palco alto, o som pras bandas tava muito bom e o principal que as bandas e o público curtiram muito o bar.
Vamos aos shows. Após o sorteio começamos a festa. Neste dia contamos com 3 bandas que haviam tocado na sexta dia 18/02 em Esteio (Galactic Machine, Insanity e Baby Don't Cry) e foi justamente uma delas que abriu a festa, a banda Insanity de Punk Rock com o Capitão Dinho nos vocais. A banda mesmo sendo nova tem vários musicos que participaram de outros projetos e mostra pegada ao vivo com ótimos covers internacionais. Na sequência a Baby Don't Cry com seu Punk Rock a lá Tequila Baby que praticamente todos curtem e cantam juntos. Neste show estavam mais seguros que no anterior, talvez porque no de Esteio eles abriram a festa, não sei. Na sequência os caras da Tio Jack que faz covers de Cascavelletes e que a minha pessoa tem a honra de tocar baixo pros caras, afinal sou fã de rock gaúcho e principalmente Cascavelletes, TNT e Engenheiros do Hawaii. A Tio Jack tem no seu vocal Monir a maestria de quem quer fazer um cover bem feito, copiando e fazendo os trejeitos do mestre Flávio Basso ao vivo. Foi muito bom o show, a galera pulou e cantou todas as musicas, uma loucura. A quarta banda a subir no palco foi a Galactic Machine que mais uma vez mostrou seu repertório de Punk Rock com musicas próprias e covers pra galera poguear muito. Mais uma vez tocaram na finaleira a musica Garotinho Zumbi dos amigos Os Carniça e mais uma vez a galera cantou a musica junto, mataram a pau. Na sequência uma estréia nos eventos da LGP Produções Musicais, a galera da Blind Cat, banda Grunge Porto Alegrense que mostrou seu som próprio com muita pegada e ao mesmo tempo emblemáticos e obscuros como é o verdadeiro grunge. Logo após foi a vez dos guris da Up_Date de Cachoeirinha que misturam um som Punk Rock com um som mais Pop as vezes, mas de boa qualidade, tocaram CPM 22 e fecharam com Raimundos com a galera cantando junto além de seus sons próprios. A penúltima banda no dia, ou seria quase noite, foi mais uma estréia, com o pessoal da banda Bloch mostrando composições de seu CD e com o cover dos Paralamas, Meu Erro. Muito boa banda com musicos de alta qualidade e muita experiência. Fechando a festa a banda São Leopoldense Insanidade com muito punk rock a começar com Ramones, sons próprios, Tequila Baby e fecharam com mais Ramones a pedidos do público presente. Muito tri.
Notaram que teve uma banda chamada Insanity e outra Insanidade??? Pois é, muita coincidência ou os deuses do rock nos pregando uma brincadeira, pois muitos achavam que eu tava zoando quando falava no nome das duas bandas, achando que tava traduzindo os mesmos hehehehehehe.
É isto galera, mataram a pau. Bons shows com muito bom público.
Próximo show sábado que vem dia 26/02 no Bar do Adão em Canoas coma Festa Pré-Grito Rock Canoas. Espero a todos lá. Abraços e longa vida ao rock'n'roll.
Vamos aos shows. Após o sorteio começamos a festa. Neste dia contamos com 3 bandas que haviam tocado na sexta dia 18/02 em Esteio (Galactic Machine, Insanity e Baby Don't Cry) e foi justamente uma delas que abriu a festa, a banda Insanity de Punk Rock com o Capitão Dinho nos vocais. A banda mesmo sendo nova tem vários musicos que participaram de outros projetos e mostra pegada ao vivo com ótimos covers internacionais. Na sequência a Baby Don't Cry com seu Punk Rock a lá Tequila Baby que praticamente todos curtem e cantam juntos. Neste show estavam mais seguros que no anterior, talvez porque no de Esteio eles abriram a festa, não sei. Na sequência os caras da Tio Jack que faz covers de Cascavelletes e que a minha pessoa tem a honra de tocar baixo pros caras, afinal sou fã de rock gaúcho e principalmente Cascavelletes, TNT e Engenheiros do Hawaii. A Tio Jack tem no seu vocal Monir a maestria de quem quer fazer um cover bem feito, copiando e fazendo os trejeitos do mestre Flávio Basso ao vivo. Foi muito bom o show, a galera pulou e cantou todas as musicas, uma loucura. A quarta banda a subir no palco foi a Galactic Machine que mais uma vez mostrou seu repertório de Punk Rock com musicas próprias e covers pra galera poguear muito. Mais uma vez tocaram na finaleira a musica Garotinho Zumbi dos amigos Os Carniça e mais uma vez a galera cantou a musica junto, mataram a pau. Na sequência uma estréia nos eventos da LGP Produções Musicais, a galera da Blind Cat, banda Grunge Porto Alegrense que mostrou seu som próprio com muita pegada e ao mesmo tempo emblemáticos e obscuros como é o verdadeiro grunge. Logo após foi a vez dos guris da Up_Date de Cachoeirinha que misturam um som Punk Rock com um som mais Pop as vezes, mas de boa qualidade, tocaram CPM 22 e fecharam com Raimundos com a galera cantando junto além de seus sons próprios. A penúltima banda no dia, ou seria quase noite, foi mais uma estréia, com o pessoal da banda Bloch mostrando composições de seu CD e com o cover dos Paralamas, Meu Erro. Muito boa banda com musicos de alta qualidade e muita experiência. Fechando a festa a banda São Leopoldense Insanidade com muito punk rock a começar com Ramones, sons próprios, Tequila Baby e fecharam com mais Ramones a pedidos do público presente. Muito tri.
Notaram que teve uma banda chamada Insanity e outra Insanidade??? Pois é, muita coincidência ou os deuses do rock nos pregando uma brincadeira, pois muitos achavam que eu tava zoando quando falava no nome das duas bandas, achando que tava traduzindo os mesmos hehehehehehe.
É isto galera, mataram a pau. Bons shows com muito bom público.
Próximo show sábado que vem dia 26/02 no Bar do Adão em Canoas coma Festa Pré-Grito Rock Canoas. Espero a todos lá. Abraços e longa vida ao rock'n'roll.
sábado, 19 de fevereiro de 2011
Show do dia 18/02/2011 no Makkett Bowling em Esteio
Vamos a leitura do 1º show que irei postar no meu novo blog, o que foi realizado nesta madrugada de 18/02 para 19/02 no Makkett Bowling em Esteio. Mesmo com um público razoável (tinha pouco mais de 50 pessoas) a festa foi muito boa pois a galera interagiu legal. Mas vamos ao que interessa: tivemos 7 bandas se revezando no palco (tudo bem, sabemos que não é um palco de verdade, é improvisado, afinal lá é um boliche e a estrutura é para apenas jogar boliche, sentar e conversar com os amigos) começando com a banda Amitis que mostrou todo seu vigor em clássicos do rock como Last Night dos Strokes e Crazy little thing called love do Queen entre tantos sons legais. Na sequência tivemos a banda Estab que mostrou as canções do seu EP "Independência ou Sorte" que trás ótimas canções como a musica Todas as Promessas, que ao meu ver poderia estar tocando em qualquer rádio do Brasil tamanha qualidade da canção e dos musicos. Mesmo numa noite voltada ao punk rock, a Estab fez a sua versão de Bad Romance de Lady Ga Ga e fez muitos baterem perna e cantarem o refrão juntos. Na sequência subiram ao palco do Makkett 5 bandas de Punk Rock começando com a Baby Don't Cry que em seus poucos meses de vida começa a mostrar que veio pra ficar pois a gurizada mesmo sendo iniciante, mostra garra e vontade de mostrar todo o vigor do punk rock. Na sequência uma banda que fez sua estréia nos eventos da LGP, a banda Insanity mostrando vários clássicos do punk rock pra galera agitar. Na ordem outra banda iniciante, a Harrington 69, banda que fez seu primeiro show, estréia da banda, e os caras mandaram bem com muita coisa boa, mostrando que as bandas sabem fazer musicas próprias de qualidade independente do estilo de som. Destaque para a linha de protesto das canções (Firmes e fortes, Guerreiros lutadores, Respeito e Corja Filha da Puta entre outras canções) que como eu disse, muito boas mesmo. Após veio mais uma estréia nos eventos da LGP, a banda Novo Hamburguense Manfroys que começaram disparando Ramones, fazendo a galera poguear bastante, depois meteram seus sons próprios como a canção Alienação, a canção Hipocrisia e fecharam a noite com mais Ramones. Fechando a noite tivemos a banda punk mais experiente da noite, o pessoal da Galactic Machine, para mim uma banda que mostra como é a trajetória de uma verdadeira banda. Os caras começaram fazendo seu primeiro show num evento da Prefeitura de Canoas chamado Caravana Cultural, isto em 2009. Bem, de lá pra cá os caras estão numa ascendente de quem quer mesmo mostrar a cara, lutar pelo seu som e fazer valer a pena ter uma banda. Os caras mostram pegada e tentam fazer uma canção atrás da outra pra galera não parar de cantar e poguear com eles. Tocam sons próprios e a galera canta junto, pula, fica louca. Destaque para as canções Hey muleque e Ela quer que eu pare de beber que são de autoria da própria banda além das covers Rockway Beach dos Ramones e Hybrid Moments dos Misfits. Na finaleira chamaram ao palco seus amigos Galberto e Jubileu Carniça da banda Os Carniça e tocaram alguns sons entre os quais a musica Garotinho Zumbi d'Os Carniça. Muito bala. A noite foi fechada com chave de ouro.
É isto ai galera, neste domingo tem mais uma festa bacana, desta vez no La Bodeguita e na sequência estarei colocando aqui no blog como foi a festa. E semana que vem temos a festa Pré-Grito Rock Canoas no Bar do Adão, espero a todos lá. Abraços a todos.
É isto ai galera, neste domingo tem mais uma festa bacana, desta vez no La Bodeguita e na sequência estarei colocando aqui no blog como foi a festa. E semana que vem temos a festa Pré-Grito Rock Canoas no Bar do Adão, espero a todos lá. Abraços a todos.
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
A Cena da Musica Independente da Região Metropolitana de Poa/RS
Boa tarde galera, é com orgulho que começo a escrever um blog pela primeira vez na vida. Já escrevi muita musica e muita poesia, mas em cadernos e mais cadernos que guardo desde que comecei a fazê-los.
Como primeira postagem vou falar um pouco sobre a cena independente da musica aqui no RS, mais especifícamente na região Metropolitana de Porto Alegre.
Temos muitas bandas na região, principalmente nas cidades de Canoas e Porto Alegre, onde tranquilamente podemos dizer que existem bem mais que 300 bandas ativas nestas duas cidades. O maior probelma é que não temos tantos lugares para comportar shows semanais, e os lugares que temos a estrutura é montada pelo produtor da festa e esta montagem tem um custo, muitas vezes salgado pois além do custo com o aluguel do bar, temos aluguel so som, segurança, bilheteiro, ingressos, divulgação, telefone, internet, gastos que são necessários para se fazer um evento. Infelizmente os donos de bares visam lucro e mais lucro, querem cobrar alugueis muitas vezes absurdos dos produtores, ainda ficam com o lucro da venda de bebidas e não se preocupam em que seja realizada uma festa com muita gente, bebida a um preço módico e todos felizes assitindo aos shows.
Tenho experiência em bares que cobram barato e bares que cobram caro: no que cobra barato o produtor pode fazer promoção de ingressos junto as bandas e desta forma lotar a casa, já em locais que tem um aluguel caro, isto não é possível e limita a quantidade de pessoas pois fica impossível fazer promoções de ingressos pois quem tem que arcar com o custo da promoção é o produtor e as bandas.
O ideal é termos um local a um baixo custo de aluguel, aluguel de um equipamento simples e trabalhar com o pessoal enxuto, desta forma sai barato pra produtora e para a banda.
Tem muita banda que entende e faz a parceria com a produtora, mas tem muitas outras que acham ruim, querem tocar sem ter que vender ingressos ou ajudar de alguma forma. Nem divulgar seu show divulgam.
A pergunta é: e quem tem que pagar o pato, digo, a festa???
Bandas independentes muitas vezes perdem o rumo e ao fazerem meia dúzia de shows, ter uma galera de amigos que comparece nos shows, começam a se tornar conhecdias e já acham que tão grande, tem que sair escolhendo onde tocar e não vende mais ingressos. Beleza. Só que elas vão continuar desconhecidas e difícilmente irão tocar mais que uma vez por mês. Dificílmente tocam em outras cidades.
O que torna uma banda conhecida?? Fazer shows e mais shows, divulgar seu trabalho na internet e fazer mais e mais shows. Ou acham que as bandas famosas não passaram por isto.
Mesmo depois de famoso a banda vai continuar pagando, meus amigos, ela não vai mais vender ingressos com certeza, mais vai continuar pagando os jabas da rádio e da tv. Ou tu acha que o cara vai nos programas só porque é famoso?? Já reparou que quando algum artista tá sumido, ele aparece no horário nobre da tv num domingo a tarde. Não foi de graça, rolou algum pra produção ou apresentador da tv, já foi discutido isto em programas de rádio e tv com debates.
Um grande exemplo que temos é o nosso grande artista LOBÃO que sempre foi contra gravadoras e jabás. Ele é um exemplo vivo de alguém que é contra e por isto não nunca aparece nas grandes redes de tv. Ele tem seu programa na MTV e lá ele mete pau nas coisas que tão erradas. Lobão foi o pioneiro em lançar um CD de forma independente sem as grandes gravadoras, pra mostrar que sim, é possível vender cd's originais a R$ 15,00 e ter lucro ao invés dos R$ 30,00 que estão sendo cobrados. Pô, R$ 30,00 por um cd é muito caro no Brasil que tem um salário minímo baixo e altos impostos.
Mas voltando as bandas independentes, elas tem que ter ciência em sua formação que vão ter que investir e muito até alcançar o sucesso, isto é, se elas conseguirem alcançar o sucesso.Mesmo muitas bandas com grana acabam desisitndo no meio do caminho pois pra chegar ao sucesso é uma série de fatores interligados.
Você quer montar uma banda??? Beleza, mas antes de tudo pense e reflita porque você quer montar a banda. Se for porque você gosta de tocar e quer estar em um palco mostrando seu som, beleza. Se você quer montar uma banda pra ganhar dinheiro, vai com calma, não é assim tão fácil, ainda mais se for com som próprio. Pode montar uma banda cover pra tocar em barzinhos e ir ganhando seus trocos, ai é outro assunto. Som próprio já é bem difícil.
É claro que temos aqueles "produtores" que tão só pela grana, fazem os eventos e não estão nem aí pras bandas, pro equipamento e pro público. Fazem as bandas venderem muitos ingressos a valores que considero caro para certos locais, pois o público reflete na hora de ir a um evento independente. Pô, pagar R$ 15,00 ou R$ 20,00 pra ver bandas desconhecidas, será que vale a pena????
Dependendo o local é claro que vale, mas será que quem vai ir na festa sabe disto??? Não, eles - o público, só querem saber quais bandas vão ter. Tem alguma famosa?? Se não tem, não vou - é o que pensam.
Não podemos também ter festas a valores quase graça pois também espanta a galera. Ingressos a R$ 2,00 ou R$ 3,00 te faz pensar: bah vai entrar qualquer um, vou é ficar em casa. Ir lá pra me encomodar, pra que???
É um assunto bem amplo e complicado, portando, verifique quem vai fazer seu evento, qual histórico da produtora, quais eventos já fez, com quais bares trabalha, peço opinião de bandas que já tocaram com estes produtores, desta forma você terá informações necessárias pra saber se vale ou não a pena investir nesta ou naquela festa. Sim, não esqueça, quando você tiver que tocar em algum evento e for vender os ingressos, não é pagar, é investir na banda.
Pra você ter uma idéia, uma festa simples, por mais simples que seja, o valor não é menos que R$ 300,00 por festa nos locais mais simples, podendo chegar a R$ 1.000,00 ou R$ 1.200,00 em locais mais bacanas da cidade. A banda pode escolher entre tocar com várias bandas e vender R$ 50,00 ou R$ 100,00 em ingressos ou ela mesmo alugar o espaço, alugar o som e fazer a sua festa. Faça isto. Você vai ver que não é fácil. Nestes 10 anos que estou produzindo festas já vi vários produtores e bandas virem e dizerem: eu vou produzir a minha festa e ganhar dinheiro, é barbada. Fizeram a primeira, alguns a segunda e nunca mais, pois não é fácil galera.
Sobre os musicos:
O verdadeiro musico é aquele que ao subir em um palco, seja um palco profissional ou um tablado montado na grama, vai sentir em sua alma aquele arrepio ao tocar as primeiras notas, é aquele que sente nas veias algo a mais do que aquele que se diz musico, sabe tocar pra cacete mas tá sempre ratiando sem querer compromisso, só tá pela bebedeira. Este não é musico, é um festeiro.
Não levem a mal, é apenas a minha visão do que acontece na cena independente da região.
Obrigado pela atenção e vida longa ao rock'n'roll.
Como primeira postagem vou falar um pouco sobre a cena independente da musica aqui no RS, mais especifícamente na região Metropolitana de Porto Alegre.
Temos muitas bandas na região, principalmente nas cidades de Canoas e Porto Alegre, onde tranquilamente podemos dizer que existem bem mais que 300 bandas ativas nestas duas cidades. O maior probelma é que não temos tantos lugares para comportar shows semanais, e os lugares que temos a estrutura é montada pelo produtor da festa e esta montagem tem um custo, muitas vezes salgado pois além do custo com o aluguel do bar, temos aluguel so som, segurança, bilheteiro, ingressos, divulgação, telefone, internet, gastos que são necessários para se fazer um evento. Infelizmente os donos de bares visam lucro e mais lucro, querem cobrar alugueis muitas vezes absurdos dos produtores, ainda ficam com o lucro da venda de bebidas e não se preocupam em que seja realizada uma festa com muita gente, bebida a um preço módico e todos felizes assitindo aos shows.
Tenho experiência em bares que cobram barato e bares que cobram caro: no que cobra barato o produtor pode fazer promoção de ingressos junto as bandas e desta forma lotar a casa, já em locais que tem um aluguel caro, isto não é possível e limita a quantidade de pessoas pois fica impossível fazer promoções de ingressos pois quem tem que arcar com o custo da promoção é o produtor e as bandas.
O ideal é termos um local a um baixo custo de aluguel, aluguel de um equipamento simples e trabalhar com o pessoal enxuto, desta forma sai barato pra produtora e para a banda.
Tem muita banda que entende e faz a parceria com a produtora, mas tem muitas outras que acham ruim, querem tocar sem ter que vender ingressos ou ajudar de alguma forma. Nem divulgar seu show divulgam.
A pergunta é: e quem tem que pagar o pato, digo, a festa???
Bandas independentes muitas vezes perdem o rumo e ao fazerem meia dúzia de shows, ter uma galera de amigos que comparece nos shows, começam a se tornar conhecdias e já acham que tão grande, tem que sair escolhendo onde tocar e não vende mais ingressos. Beleza. Só que elas vão continuar desconhecidas e difícilmente irão tocar mais que uma vez por mês. Dificílmente tocam em outras cidades.
O que torna uma banda conhecida?? Fazer shows e mais shows, divulgar seu trabalho na internet e fazer mais e mais shows. Ou acham que as bandas famosas não passaram por isto.
Mesmo depois de famoso a banda vai continuar pagando, meus amigos, ela não vai mais vender ingressos com certeza, mais vai continuar pagando os jabas da rádio e da tv. Ou tu acha que o cara vai nos programas só porque é famoso?? Já reparou que quando algum artista tá sumido, ele aparece no horário nobre da tv num domingo a tarde. Não foi de graça, rolou algum pra produção ou apresentador da tv, já foi discutido isto em programas de rádio e tv com debates.
Um grande exemplo que temos é o nosso grande artista LOBÃO que sempre foi contra gravadoras e jabás. Ele é um exemplo vivo de alguém que é contra e por isto não nunca aparece nas grandes redes de tv. Ele tem seu programa na MTV e lá ele mete pau nas coisas que tão erradas. Lobão foi o pioneiro em lançar um CD de forma independente sem as grandes gravadoras, pra mostrar que sim, é possível vender cd's originais a R$ 15,00 e ter lucro ao invés dos R$ 30,00 que estão sendo cobrados. Pô, R$ 30,00 por um cd é muito caro no Brasil que tem um salário minímo baixo e altos impostos.
Mas voltando as bandas independentes, elas tem que ter ciência em sua formação que vão ter que investir e muito até alcançar o sucesso, isto é, se elas conseguirem alcançar o sucesso.Mesmo muitas bandas com grana acabam desisitndo no meio do caminho pois pra chegar ao sucesso é uma série de fatores interligados.
Você quer montar uma banda??? Beleza, mas antes de tudo pense e reflita porque você quer montar a banda. Se for porque você gosta de tocar e quer estar em um palco mostrando seu som, beleza. Se você quer montar uma banda pra ganhar dinheiro, vai com calma, não é assim tão fácil, ainda mais se for com som próprio. Pode montar uma banda cover pra tocar em barzinhos e ir ganhando seus trocos, ai é outro assunto. Som próprio já é bem difícil.
É claro que temos aqueles "produtores" que tão só pela grana, fazem os eventos e não estão nem aí pras bandas, pro equipamento e pro público. Fazem as bandas venderem muitos ingressos a valores que considero caro para certos locais, pois o público reflete na hora de ir a um evento independente. Pô, pagar R$ 15,00 ou R$ 20,00 pra ver bandas desconhecidas, será que vale a pena????
Dependendo o local é claro que vale, mas será que quem vai ir na festa sabe disto??? Não, eles - o público, só querem saber quais bandas vão ter. Tem alguma famosa?? Se não tem, não vou - é o que pensam.
Não podemos também ter festas a valores quase graça pois também espanta a galera. Ingressos a R$ 2,00 ou R$ 3,00 te faz pensar: bah vai entrar qualquer um, vou é ficar em casa. Ir lá pra me encomodar, pra que???
É um assunto bem amplo e complicado, portando, verifique quem vai fazer seu evento, qual histórico da produtora, quais eventos já fez, com quais bares trabalha, peço opinião de bandas que já tocaram com estes produtores, desta forma você terá informações necessárias pra saber se vale ou não a pena investir nesta ou naquela festa. Sim, não esqueça, quando você tiver que tocar em algum evento e for vender os ingressos, não é pagar, é investir na banda.
Pra você ter uma idéia, uma festa simples, por mais simples que seja, o valor não é menos que R$ 300,00 por festa nos locais mais simples, podendo chegar a R$ 1.000,00 ou R$ 1.200,00 em locais mais bacanas da cidade. A banda pode escolher entre tocar com várias bandas e vender R$ 50,00 ou R$ 100,00 em ingressos ou ela mesmo alugar o espaço, alugar o som e fazer a sua festa. Faça isto. Você vai ver que não é fácil. Nestes 10 anos que estou produzindo festas já vi vários produtores e bandas virem e dizerem: eu vou produzir a minha festa e ganhar dinheiro, é barbada. Fizeram a primeira, alguns a segunda e nunca mais, pois não é fácil galera.
Sobre os musicos:
O verdadeiro musico é aquele que ao subir em um palco, seja um palco profissional ou um tablado montado na grama, vai sentir em sua alma aquele arrepio ao tocar as primeiras notas, é aquele que sente nas veias algo a mais do que aquele que se diz musico, sabe tocar pra cacete mas tá sempre ratiando sem querer compromisso, só tá pela bebedeira. Este não é musico, é um festeiro.
Não levem a mal, é apenas a minha visão do que acontece na cena independente da região.
Obrigado pela atenção e vida longa ao rock'n'roll.
Assinar:
Postagens (Atom)